Close

11 atividades que você pode fazer durante o advento com seus filhos

O Advento é um tempo de espera, é um período de expectativa pela “chegada” do Menino Deus – o prometido Salvador. Mas como podemos bem viver este período? De que maneira uma família cristã pode se preparar para acolher Jesus em sua casa? Qual a melhor preparação para o Natal? Confira agora 13 atividades que você pode fazer com sua família que vão não apenas tornar seu Advento e seu Natal ainda melhores, mas vão inclusive resgatar alguns valores deste período.

 

1.     Explique a seus filhos qual o verdadeiro sentido do Natal

É cada vez mais comum, diante do grandioso apelo comercial, as crianças acreditarem que o acontecimento se resume a ganhar presentes. Você pode, usando de criatividade, transmitir o verdadeiro valor do Natal. Por meio do recurso da contação de histórias, é possível trazer a meditação do evangelho do nascimento de Cristo. Durante o advento, a depender da idade, use gravuras de presépios, da sagrada família, de Jesus Menino para atividades de pintura, produção de maquetes. O importante é estalecer datas para as aplicações das atividades que você se propôs a fazer. E colocar isso na rotina das crianças.

 

2.     Escrevam mensagens cristãs aos vizinhos

Com seus filhos, resgate a tradição dos cartões de natal com mensagens cristãs. Você pode comprar os cartões prontos, mas, para tornar a atividade mais estimulante, pode comprar papeis coloridos e, junto com as crianças, preparar os cartões de forma manual. Não precisa ser nada extremamente elaborado. Basta que a mensagem do Natal, que é de Esperança, seja colocada. Além dos vizinhos, podem receber os cartões os familiares, pais dos amigos dos seus filhos. Faça a experiência!

 

3.     Monte a árvore de Natal e fale sobre a origem desse símbolo

Para as crianças é um momento de intensa alegria poder enfeitar a casa para o Natal. Mas antes da montagem da árvore de Natal, reúna a família para juntos pesquisarem e aprenderem sobre o significado dessa atividade de advento. Compreendendo o motivo dessa tradição cristã, esse momento pode ser ainda mais especial.

 

4.     Montem o presépio em sua casa

O presépio é um importante e significativo instrumento que nos recorda o verdadeiro protagonista do Natal: Jesus. Procure montar o presépio recordando com as crianças a leitura feita sobre o nascimento do Deus Menino, identificando cada uma das pessoas ali representadas. Caso você não tenha um presépio, aproveite para confeccionar um com seus filhos. Na internet há uma variedade de tutoriais que ensinam a fazer presépios com materiais simples que costumamos ter em casa.

 

5.     Façam uma coroa do Advento

Outro importante símbolo cristão do Natal é a coroa do Advento. Em muitas lojas de artigos católicos, é possível encontrar a coroa já montada, ou os materiais para montar conforme o seu gosto. Lembre-se: a cora deve ter quatro velas, uma para cada domingo do Advento. No momento de acender a vela em sua casa, reúna sua família, leia e medite o evangelho daquele domingo.

 

6.     Rezem a novena de Natal

Outra importante tradição que precisa ser resgata pelos cristãos é a novena de Natal. Reúna seus familiares ou seus vizinhos e rezem a novena. Esses momentos são importantes para estreitar laços de amizade e caridade entre as pessoas. Inclua as crianças nesses momentos, dando a elas alguma tarefa, por exemplo, conduzir uma leitura. No último dia da novena, se possível, que haja um momento de confraternização com todos os participantes.

 

7.     Ensine canções natalinas para as crianças

É conhecido o poder que a música exerce sobre as pessoas. Uns mais outros menos, todos curtem ouvir uma música em algum momento do dia. Aproveite então o período do Advento para ensinar a seus filhos canções natalinas: a Igreja Católica tem um repertório lindo. E com o fácil acesso à internet que temos hoje em dia nem é preciso ter um CD com essas músicas, uma pesquisa rápida te dará inúmeras opções para ouvir e aprender a cantar.

 

8.     Visitem os presépios nas Igrejas

Paróquias e Santuários costumam montar belíssimos presépios. Aproveite para visitá-los com seus filhos, sempre recordando a eles o sentido cristão do Natal.

 

9.     Visitem algum lar social

O sentido do Natal é o amor, por isso o cristão não pode ser indiferente às milhares de moradores de asilos e casas de repouso ou às crianças nos orfanatos que vivem a expectativa de alguém que lhes dê um pouco de atenção, carinho, amor. Leve seus filhos para visitar um desses lugares, explique para eles o que é um lar social e o quanto podemos ajudar a essas pessoas com um simples abraço e uma conversa. Essa atitude ajuda-nos, inclusive, a deixarmos um pouco de lado as conversas virtuais, para vivermos as dádivas que só um diálogo frente a frente pode nos proporcionar.

 

10.  Doem um ceia de Natal

O amor é caridade. Por isso a Igreja sempre nos convida a ajudarmos os mais necessitados. Podemos responder a esse apelo tornando o Natal de uma família carente mais feliz. Junto com seus filhos prepare uma cesta de Natal com alimentos que possam contribuir para uma ceia especial. Se possível visitem essa família para conhecerem a realidade em que vivem e entreguem os alimentos.

 

11.  Participe com seus filhos da Missa do Galo

Não permita que a celebração do Natal com a sua família se limite a ceia à meia-noite com a distribuição de presentes. Por isso, planeje o tempo para que, com a família, todos participem da missa. Uma tradição só se perpetua se for transmitida. Seus filhos precisam aprender o verdadeiro sentido do Natal para que essa celebração não seja reconhecida unicamente como a festa do papai Noel.

 

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *