Close

7 dicas para elaborar e alcançar suas metas em 2018

Na virada de ano a conversa é sempre a mesma: metas para o ano novo.  Uns se lamentam porque não conseguiram cumprir as metas do ano que terminou, e, com isso estão desmotivados a traçar novos objetivos para o ano que começa; outros dizem que traçar metas é desnecessário, pois não ajuda em nada e que é uma perca de tempo; e há aqueles que conseguiram realizar alguns dos seus objetivos e que estão pensando em como manter o sucesso com suas novas metas.

Independentemente de qual grupo você hoje se encaixe hoje, uma coisa é preciso saber: a meta é o primeiro passo para transformar um sonho em realidade. E quem não tem um sonho para realizar?! Mas, há quem pense ser um pouco complicado fazer um planejamento, por isso nós queremos te ajudar.. Acompanhe aqui sete dicas para você elaborar e alcançar suas metas em 2018.

1. Faça uma leitura da sua vida

Pense em tudo o que você já realizou na sua vida e no que gostaria de realizar. Pense na pessoa que você se tornou, nos amigos que conquistou. Reflita: Estou satisfeito com quem sou para mim mesmo e para os outros? Tenho um bom relacionamento com minha família, meus amigos e colegas de trabalho? Há algum hábito que preciso mudar? Tenho cuidado da minha saúde? Tenho dedicado um tempo para Deus?

Refletir essas questões é importante para você descobrir ou determinar as mudanças que precisa realizar em sua vida.

2. Determine suas metas para 2018

Seguindo essa linha de reflexão que você fez sobre a sua vida, peça o auxílio da graça de Deus e procure fazer uma lista do que você pretende mudar ou alcançar no ano novo. Separar por categorias pode lhe ajudar a organizar melhor, por exemplo: metas pessoais, metas profissionais e metas espirituais.

Nas metas pessoais, pense no que você pode melhorar pessoalmente e em seus sonhos (viagem, formar uma família, estudar). Nas metas profissionais, questione-se: estou satisfeito com meu trabalho? Se não estiver, mudança de emprego ou redirecionamento de carreira pode ser uma de suas metas em 2018. Mas, se a sua resposta for “gosto da empresa onde trabalho, porém não estou satisfeito com a atividade que lá exerço”, então sua meta pode ser: mudar minha função na empresa. E, sobre as metas espirituais, responda para si mesmo: o que tenho feito em minha vida agrada a Deus? Tenho sido um autêntico cristão, que evangeliza e que pratica a caridade? Uma meta para o ano novo pode ser, por exemplo, dedicar um tempo para obras de caridade e participar mais ativamente da Igreja.

3. Seja realista

Trace metas baseadas na sua realidade. Liste aquilo que você sabe que é possível cumprir. As metas precisam ser mensuráveis, realizáveis e relevantes. Pergunte-se: tenho recursos financeiros para realizar essa meta? O prazo de um ano é suficiente para alcançá-la?

4. Determine objetivos específicos

Para cada meta determinada para o ano novo, você precisa também anotar quais são os objetivos específicos que te farão alcançar essas metas. Por exemplo, se você colocou na sua lista “cuidar melhor da saúde”, seus objetivos específicos podem ser, por exemplo: consulta médica preventiva ou com um especialista, praticar esporte, rever a alimentação.

É importante também você determinar um prazo para a execução de cada um desses objetivos.

5. Defina suas prioridades

Num determinado momento você poderá se deparar com vários objetivos que devem ser realizados quase que ao mesmo tempo. Para resolver isso, determine qual é o mais urgente ou o mais necessário e tente encaixar o outro objetivo num outro período mais tranquilo.  Mas lembre-se: se você colocou aquele objetivo na sua listagem é porque ele é necessário, portanto não deixe de fazê-lo.

6. Leia suas metas diariamente

Determine um horário para que todos os dias você leia suas metas. Assim estará sempre ciente do que precisa realizar em sua vida. Essa leitura pode ser pela manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir. Faça seu momento de oração, leia suas metas e aproveite para pedir a Deus que lhe ajude a fazer tudo o que é necessário para realizá-las.  A leitura diária das metas e dos seus objetivos específicos te ajuda a organizar melhor o seu dia, ou o dia seguinte caso faça a leitura à noite.

7. Acompanhe seu progresso

É muito comum as pessoas se desmotivarem ao longo do ano por não perceberem seus avanços. Para evitar isso, anote tudo numa agenda ou caderno. Cada objetivo que você alcançou, anote. Isso serve de estímulo para continuar prosseguindo. E se ainda assim você se sentir desmotivado, peça a Deus a graça de se manter firme em seus propósitos.

 

Por: Dominus Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *