Close

Saiba diferença entre Judas Tadeu e Judas Iscariotes

Ao falar destes dois apóstolos de Cristo, vale a pena ressaltar que Jesus chamou a ambos com o mesmo amor. Confiou a eles uma mesma missão. Dirigiu ao coração de ambos as mesmas palavras e dedicou a eles o mesmo carinho e atenção. A questão é como cada um acolheu a proposta de Jesus e como responderam a este chamado.

De fato o nome Judas, citado para estes dois apóstolos, acaba criando certa confusão. Mas olhando com atenção para os Evangelhos vamos perceber com clareza a diferença entre ambos.

Na lista dos apóstolos o nome de Judas Iscariotes aparece por último, isso mostra a má fama daquele que acabou traindo Jesus. Em Jo (12,5), o Evangelista vai mencionar quando Judas Iscariotes reclamou com Jesus do desperdício do dinheiro do perfume que Maria usou para ungir os pés de Jesus. “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres”. Mas já no versículo seguinte, João vai falar da índole deste apóstolo: “disse isso, não porque tivesse cuidado para com os pobres, mas porque era ladrão” (Jo 12,6).

Judas Tadeu vai aparecer no Evangelho de (Jo 14,22) questionando a Jesus: “Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo”. Judas era filho de Alfeu e de Maria de Cléofas e irmão do apóstolo Tiago, chamado o menor. Importante também ressaltar que no Novo Testamento há uma carta que traz como autoria Judas, chamado o irmão do Senhor. Esta carta é pequena, ocupa apenas duas páginas, e se encontra antes do livro do Apocalipse.

Judas Iscariotes, no momento da última ceia, assume ser o traidor de Cristo (Jo 13,27), e entrega Jesus por trinta moedas de prata. Depois se arrepende, joga as moedas no chão do templo, mas acaba não acreditando na misericórdia e se enforca (Mt 27,5).

Então compreendemos que Judas Tadeu e Judas Iscariotes, ambos foram discípulos de Cristo, porém um respondeu com fidelidade ao chamado do Mestre, outro traiu Jesus preferindo a proposta dos homens ao Reino que Jesus ofereceu para todos que perseverassem até o fim. Judas Iscariotes traiu o amor de Jesus, mas Judas Tadeu teve a coragem de entregar a vida por amor a Cristo e pela causa do Evangelho, e sua fidelidade foi o caminho para sua santidade.

 

Fonte: A12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *