A Cia de Artes Santa Gertrudes, na Sexta Feira Santa, dia 18.04.2025, apresentou a Peça “O Quarto Sábio”, uma adaptação do filme que tem o mesmo nome, lançado em 1985, do Diretor Michael Ray Rhodes, reescrita pelo nosso irmão e Diretor Jurandy Anjos e dirigida por nossa irmã Marcia Simas. O elenco trabalhou com dedicação e surpreendeu ao público que após a Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo permaneceram na Casa Sede da Comunidade Coração Novo para assistir ao espetáculo e se emocionaram com a interpretação de nossos jovens. Participaram da encenação nossos atores: Bernardo Cortacio Vieira do Vale, Davi Silva Quirino, Enzo Akkin Santana, Laryssa Lima Ferreira, Mariana Cristinne Cunha Fernandes, Rodrigo Machado, Victória da Cunha Lourenço e Jurandy Anjos e como narradora Patricia de Sousa Gonçalves.
Artaban, o personagem do 4º sábio procura nas escrituras o significado real da vida, descobre as profecias sobre Jesus e inicia uma jornada no deserto ao lado do seu escravo Orontes, para ir ao encontro de Jesus. Ocorre que, durante sua jornada, algumas circunstâncias fizeram Artaban adiar seu grande sonho, e por causa de seu coração generoso, foi doando sua vida aos mais necessitados e oprimidos.
A jornada do quarto sábio termina diferente dos outros três, que encontraram o Reis dos Reis ao seguir a estrela. Ele percorreu um caminho mais longo, guiado não pela luz dos céus, mas pela chama da compaixão. Ele não ofereceu ouro, incenso ou mirra, mas entregou cada dia de sua vida aos necessitados, aos esquecidos, aos que tinham fome e sede de justiça. E quando, já idoso e cansado, julgava ter falhado em sua busca, mas ouviu enfim a voz do Mestre: “Tudo o que fizeste a um destes meus pequeninos, a mim o fizeste.” O Quarto Sábio não chegou ao presépio, mas encontrou Cristo em cada olhar de dor e em cada gesto de amor. E, no fim, não foi ele que encontrou o Rei… foi o Rei que o encontrou. Que essa história nos inspire a entender que a maior oferta ao Céu não está nas riquezas que carregamos, mas no amor que compartilhamos.
Companhia de Artes Santa Gertrudes